Lançamento do livro “Pequeno Teatro da Civilização Ocidental”


BKCC.COM.BR - ATO IV

Por Dennys Andrade,

É um prazer anunciar o lançamento do meu primeiro livro, o  Pequeno Teatro da Civilização Ocidental, através da plataforma Kickante:

https://www.kickante.com.br/campanhas/pequeno-teatro-da-civilizacao-ocidental

Trata-se de um livro de teatro infanto-juvenil, com diálogos curtos e de fácil encenação que tem por objetivo estimular os jovens de hoje a compreenderem o seu mundo através da maiêutica, ou seja, criando linhas de pensamento que servirão de alicerce para a construção do raciocínio intelectual e do autoconhecimento.

Os diálogos estão divididos em treze atos com apenas uma cena simples cada, retratando época e região específicas. Os atos estão organizados em uma sequência de encenações pormenorizadas que dramatizam a origem dos nossos costumes ou eventos que nos levaram a importantes processos históricos e suas consequências.

Os atos são precedidos por um narrador que faz a leitura inicial.  Ele contextualiza os personagens dentro da cena e fornece os elementos necessários para o entendimento e a compreensão da ação na construção da nossa identidade como civilização.

As épocas abordadas nos treze pequenos diálogos são:

I. PRÉ-HISTÓRIA – Das Pedras às Letras
II. MESOPOTÂMIA – Das Letras às Leis
III. PERÍODO CLÁSSICO – Das Leis à Cultura
IV. ANTIGUIDADE – Da Cultura à Barbárie
V. FEUDALISMO – Das Barbárie às Nações
VI. IDADE MÉDIA – Da Nações ao Absolutismo
VII. RENASCIMENTO – Do Absolutismo à Burguesia
VIII. REVOLUÇÕES – Da Burguesia aos Estados Nacionais
IX. LIBERDADE – Dos Estados Nacionais à Prosperidade
X. SERVIDÃO – Da Prosperidade ao Totalitarismo
XI. GLOBALISMO – Do Totalitarismo aos Metacapitalistas
XII. DIGITAL – Dos Metacapitalistas à Internet
XIII. FUTURO – Da Internet e Além

Cada ato possui um diálogo e graus de dificuldade específicos – Baixo, Moderado ou Alto, de modo que é possível montar as cenas em acordo com a habilidade de atuação, de expressão ou as características pessoais de cada aluno. Os personagens de uma mesma cena possuem quantidades diferentes de falas, de palavras difíceis ou de frases longas mais difíceis de serem memorizadas. Ao final do livro há uma Tabela de Diálogos, onde é possível consultar os graus de dificuldade e melhor distribuir os papéis.

O livro faz uma viagem em forma de diálogos curtos, abrindo a possibilidade para que todos os alunos de uma sala de aula ou escolares de várias salas, participem de sua leitura ou encenação.  Desde a primeira marca cuneiforme feita em uma tábua de argila até o último tweet do presidente, ilustrando a nossa história em comum e descobrir as nossas origens como civilização.

Segundo o poeta autríaco HofmannsthalNada está no ambiente político de um país que não esteja primeiro na sua literatura. Educar é um processo vagaroso e trabalhoso. Este livro vai no sentido oposto da educação assimilada pelas vias rápidas e impensadas. O(s) aluno(s) precisa(m) ler os diálogos, compreender o contexto, entender qual a cena e o papel que mais se adequa às suas características e habilidades para então, montar a cena do ato e treinar e repetir o diálogo à exaustão. Até garantir que tudo saia na mais perfeita sincronia na hora da apresentação.

Estudar requer concentração. Se os alunos forem capazes de percorrer este caminho, serão capazes de refazê-lo para tudo o mais que lhes forem importante, seja sua vida pessoal, profissional ou na sua incumbência como cidadãos responsáveis pelo futuro de sua comunidade.

O projeto do livro Pequeno Teatro da Civilização Ocidental surgiu justamente pensando  nesta responsabilidade: a de estímular o imaginário dos alunos através de dramatizações históricas importantes e significativas. Valorizando a iniciativa pessoal, a inventabilidade, a curiosidade, os grandes feitos heróicos, a coragem e os princípios que remetem os alunos aos sentimentos mais elevados.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s