Live com a candidata à Prefeitura do Rio, Carmen Migueles (NOVO)


Live com Carmen Migueles (NOVO)

Live com Carmen Migueles (NOVO)

 

Entrevista realizada em 25 de agosto de 2016, com Carmen Migueles, do Partido NOVO. A candidata à prefeitura do Rio de Janeiro responde a perguntas enviadas por internautas, sobre temas relacionados à capital fluminense.

Assista ao vídeo (de 34 minutos) e/ou leia abaixo, a transcrição das principais perguntas e comentários :

– Lucas / Sobre a municipalização da gestão do Maracanã.
Os recursos públicos são escassos e pretendemos rentabilizar os equipamentos fazendo concessões à iniciativa privada, desonerando o poder público.

– Eduardo e Leonardo / Como a prefeitura atuará na área do meio ambiente?
Fazendo esgotamento sanitário de regiões não atendidas. Ouvindo especialistas e a população sobre as prioridades e discutir os estudos e as propostas existentes, visando o menor impacto nas finanças públicas.

– Afonso / Como o Estado, com problemas financeiros, pode prejudicar o município carioca?
O município do Rio de Janeiro responde por mais de 70% dos recursos estaduais e, ao contrário, pode ajudar o Estado a se recuperar financeiramente.

– Humberto / Como reduzir a distância entre políticos e eleitores?
O chefe do executivo deve liderar o debate ao invés de decidir isoladamente. Técnica e transparência devem nortear a discussão, dando maior ênfase ao planejamento.

– Emanuel e Wilson / Qual a escola do futuro? Ensino em tempo integral?
O foco da educação deve estar no domínio das linguagens, matemática e português principalmente e da prática lúdica, da interação com a realidade. A educação integral é discutível e em termos pedagógicos, como o exemplo finlandês, porém a realidade brasileira demanda positivamente a educação integral, apesar do seu alto custo.

– Evandro / Transporte público fluvial e marítimo e legalização de vans.
A integração multimodal pela baía é interessante e existem soluções já apresentadas que podem ser analisadas por especialistas e debatidas junto à população.

– Jeferson / A privatização é boa para o carioca?
De modo geral é bom para a cidade. Menos Estado permite aos mecanismos de mercado ganhos e a socialização dos lucros, na forma de impostos. Precisa-se discutir a desestatização com mais dados e fatos e com menos ideologia, mais discussão real.

– Ricardo / Empresas públicas cariocas e avanço das parcerias público privadas?
A experiência mais direta da população com empresa pública é com a Comlurb e a limpeza urbana, a qual funciona bem. As PPPs são boas iniciativas e devem ser ampliadas pra alocar recursos públicos de maneira mais eficaz.

– Como equalizar a estrutura de transporte que já existe com as liberdades individuais, novas tendências e iniciativas, como o UBER e as vans clandestinas?
É preciso equilibrar os interesses da população, pois temos empreendedores sérios e outros oportunistas. O NOVO acredita na importância da concorrência mas é preciso analisar as concessões existentes para também impedir um excesso de concorrência e a quebra das empresas de ônibus.

– Carlos / A guarda municipal deve fazer o policiamento comunitário?
A ideia parte do pressuposto de que falta efetivo para o policiamento e isto não ocorre, é mais uma questão de planejamento. O desvio de função não seria a melhor solução e precisaríamos ouvir os especialistas para encontrar uma solução menos onerosa para a segurança pública.

– Como divulgar o NOVO na população menos esclarecida?
A ideia de que Estado grande é bom para os pobres é uma falácia, pois demanda mais impostos, principalmente sobre o consumo e recai sobre a população mais carente. Um Estado menor, demandando menos impostos, liberaria mais recursos que voltariam na forma de mais emprego e renda.

 

2 comentários sobre “Live com a candidata à Prefeitura do Rio, Carmen Migueles (NOVO)

  1. Pingback: A estranha resposta da candidata a Prefeitura do Rio pelo “Novo” – Liberdade Econômica

  2. Pingback: Partido NOVO não terá candidatos a prefeito em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba | Diários da Liberdade

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s