Já imaginou um estado inteiro dominado por libertários?


 

Free State Project - Projeto Estado Livre

Free State Project – Projeto Estado Livre

 

Por Ivanildo Santos III,

Já imaginou o que ocorreria se libertários dispostos a se envolver com a política e provocar mudanças se mudassem em massa para uma mesma unidade territorial?

Foi com essa ideia em mente que Jason Sorens fundou o Free State Project há 15 anos.  A ideia era simples, convencer o máximo de libertários possíveis a fixarem residência em New Hampshire, estado pequeno o suficiente para que uma migração em massa surta efeito nas políticas públicas que os entes federativos locais irão adotar.

Desde que chegaram no estado, os libertários de New Hampshire já evitaram a integração do estado ao Real ID (espécie de RG que o governo americano quer criar), elegeram políticos o suficiente para legalizarem o casamento gay na Assembleia do Estado ainda 2009, conseguiram aprovar o uso de maconha medicinal em 2013,  brigaram nos tribunais contra leis que limitavam a liberdade religiosa de outras pessoas, ganharam ações contra policiais que insistiam em grampear pessoas ilegalmente, ensinaram e conseguiram fazer juris inteiros usarem seu poder de nulificação para liberarem usuário de maconha da cadeia, além de promoverem o melhor festival para libertários do mundo, o Porcfest.

 

FSP twitter 20000

META Atingida em fev/16 – 20.000 libertários assinaram termo se comprometendo a mudar para NH!

 

No início de fevereiro, a organização do projeto divulgou que atingiu sua meta de 20 mil novos residentes no estado. A meta foi alcançada poucos dias antes do Liberty Forum, um dos maiores eventos libertários dos EUA, que ocorreu no dia 18 de fevereiro. A meta tinha como objetivo evitar o famoso problema do “vai você primeiro”, e garantir que a partir de agora aqueles que demonstraram interesse em fazer parte do projeto encontrarão uma comunidade forte e atuante.

Quando a mudança de 20 mil libertários para o estado for efetivada, o projeto pretende influenciar diretamente as políticas públicas em New Hampshire – um estado com 1,3 milhão de habitantes e 495 mil votantes nas últimas eleições de 2014 (o voto não é obrigatório nos EUA) – a fim de criar políticas a favor do livre mercado e da redução do estado. Até o momento, 1915 libertários já se mudaram para o estado, o que resultou na eleição de 40 legisladores a favor da liberdade, incluindo 18 membros do projeto eleitos para a Câmara dos Deputados do estado (que possui 400 deputados distritais), além da criação de caixas eletrônicos de Bitcoin.

“O Free State Project é um acordo entre os 20 mil ativistas pró-liberdade para ir para New Hampshire, onde irão exercer o máximo esforço prático para a criação de uma sociedade na qual o papel máximo do governo é a proteção da vida, liberdade e propriedade. O sucesso do Projeto provavelmente implicará reduções de tributação e regulamentação, reformas em todos os níveis do governo para ampliar os direitos individuais e o livre mercado, e uma restauração do federalismo constitucional, demonstrando os benefícios da liberdade para o resto da nação e do mundo”

– FSP Statement / Declaração do projeto

New Hampshire foi o primeiro estado americano a declarar independência da Coroa Inglesa, em 1776, e o primeiro a estabelecer sua própria constituição, além de ser um dos 13 estados-fundadores dos EUA. O estado não possui impostos sobre as vendas de produtos nem imposto de renda.

Em 2012, o candidato libertário Ron Paul foi o segundo mais votado nas primárias republicanas no estado (22,9%), ficando apenas atrás de Mitt Rommey (39,2%), que viria a ser o candidato republicano derrotado por Barack Obama. As primárias em New Hampshire para a escolha dos candidatos democrata e republicano para as eleições presidenciais americanas de 2016 ocorrem no próximo dia 9 de fevereiro.

Victor Hugo estava certo quando falou que nada é mais forte que uma ideia cujo tempo chegou. E essa, certamente, é a vez das ideias da liberdade.

 

**

Tradução: libertarianismo.org

Fontes: reason.comilisp.org

Leia mais sobre o FSP em pt.wikipedia

Site FSP: https://freestateproject.org/

Tópico sobre o FSP no Fórum da aL: agendaliberal FSP

 

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s