Análise crítica do Novo para um grupo qualificado, em dia de festa e ação política


Ciclo de política e pensamento liberal – A Oposição Sou Eu –

 

Por Cassiano Polesi (Siga Liberdade),

Workshop para pessoas altamente qualificadas, filiadas e simpatizantes do Partido NOVO, no lançamento do manifesto criado pelo grupo CONFIA-NOVO.

Ciclo de política e pensamento liberal A Oposição Sou Eu estreou sua segunda parte em 4 de junho, 2016, tendo como gancho o lançamento do manifesto do grupo CONFIA, de apoio crítico ao Partido NOVO. Intitulado em conjunto com os organizadores como Novo, acertos e equívocos: uma análise crítica do projeto, o workshop foi criado e apresentado pelo jornalista e produtor editorial Cassiano Polesi e é um passo seguinte à conversa realizada em Santos, o primeiro da série (detalhes aqui).

Pessoas reunidas para pensar a política e agir: essa é a ideia

O tema desse segundo encontro continua sendo política e o espírito do nosso tempo, porém é bem mais especifico ao Novo, ao focar insights e sugestões de ação política local; mesmo assim, as conclusões são aplicáveis a qualquer partido ou movimento ativista. O workshop repassa conceitos importantes para um entendimento amplo do atual clima político e econômico no Brasil, propõe direções e formas de atuação.

Além de filiados residentes no estado de São Paulo, onde foi realizado, o workshop contou com a presença de pessoas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sorocaba e Rio Claro, entre outras cidades. Um dos principais motivos para a realização da reunião e lançamento do manifesto foi a decisão definida pelo Novo de concorrer apenas à prefeitura do Rio, caindo fora das campanhas de 2016 para o executivo de BH, Sampa, Curitiba e Porto Alegre, uma estratégia polêmica sob muitos aspectos.

Banner de divulgação do encontro em listas de “zap-zap”

O workshop partiu dessa demanda para discutir vários fatores que impactam a organização e o crescimento de um partido com as características apresentadas pelo Novo e as implicações do viés liberal na ação política das pessoas comuns no cotidiano. A palestra une uma visão integrada do ambiente político mundial ao impacto social e político proporcionado pela internet; o encontro é propositivo, de modo que os integrantes chegam ao fim com ao menos uma clara visão de alternativas e ideias de ação.

Embora tenha sido uma estreia, o workshop foi concebido ao longo de 2015, a partir da experiência do palestrante de organizar um núcleo político na cidade de São Caetano do Sul, Grande SP. O parla é, portanto, um roteiro criado com base na ampla documentação gerada por mais de 10 encontros locais, bem como pautas e insights criados desde fevereiro de 2014 até os dias atuais. Embora apoiador do Novo e outras iniciativas ativistas, o palestrante não tem vínculos formais com qualquer partido ou grupo político.

O workshop foi uma parceria de produção do CONFIA e do grupo de estudos Siga Liberdade. Interessado em fazer um encontro no seu bairro ou cidade? Entre em contato pelo email sigaliberdade@matrizmarketing.com.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s