Ora Toca a Noi


virginia-raggi2

Virginia Raggi (Cinque Stelle)

 

Por Tony Goes,

A eleição de Virginia Raggi para prefeita de Roma me fez pensar. O clima de saco cheio com a política tradicional não é exclusivo do Brasil. O mundo inteiro vive essa crise, e às vezes as saídas são mesquinhas como Donald Trump ou o Brexit. Mas também existem novidades, como os partidos Syriza (da Grécia), Ciudadanos e Podemos (da Espanha).

O Movimento Cinque Stelle da Itália também faz parte dessa onda, mas é difícil dizer se ele é de direita ou esquerda. O slogan “ora toca a noi” (em tradução livre, “agora é com a gente”) serve para qualquer lado. As cinco estrelas do nome sugerem progressismo: água pública, transporte sustentável, desenvolvimento sustentável, livre acesso à internet e ambientalismo.

Mas o partido não chegou a um acordo sobre o apoio à união estável entre pessoas do mesmo sexo, e acabou liberando seus deputados para votar como quisessem (e isto apesar de seu fundador, o comediante Beppe Grillo, ter se manifestado há muito tempo em prol do casamento gay).

Outras propostas são bem interessantes: todos os candidatos têm que ter ficha limpa, e ninguém pode se reeleger mais de uma vez. Isto mesmo: tem que abandonar a vida pública e voltar a fazer o que fazia antes, pois “política não é profissão”. Apoiadíssimo, mas será que dá certo? Raggi tem apenas 37 anos e cara de estrela de cinema, e promete livrar os romanos da corrupção. Tomara. E tomara que surjam novas legendas por aqui também, apesar do nosso excesso de partidos.

A Rede é bacana, a Raiz de Luiza Erundina promete ser, e o Partido Novo já tem uma militância aguerrida, apesar de nunca ter lançado candidato. Uma amiga minha insiste para eu me filiar, mas, além de ser um pouco à direita demais para o meu gosto, o Novo ainda não se definiu quanto ao aborto, às drogas e aos direitos igualitários. Enquanto não disserem sim para tudo isso, não passo nem na porta.

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s