Quem é seu cliente?


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Por João Marcello Ortega (NOVO-SP), 

Você entra em uma loja de telefonia querendo um novo aparelho. O dono da loja se aproxima todo sorridente e lhe oferece um celular de última geração: tela de 5 polegadas, dual chip, processador top de linha, internet 4G, 64 GB de memória, câmera de 15 Megapixels e frontal de 5 Megapixels, faz videos em HD e passa direto na TV pela saída HDMI.

Antes que você possa falar algo, ele informa o preço de R$ 5 mil reais e diz que é uma ótima oportunidade.

Você pede um celular mais modesto, pois só quer usar pra fazer ligações, enviar mensagens e usar o Facebook. O vendedor insiste em dizer que este é o melhor aparelho e que vale a pena comprá-lo. Mesmo que você demore um pouco mais para pagar, tenta lhe mostrar que o investimento vale a pena, pois será seu celular definitivo. Você insiste que não precisa de toda essa capacidade, mas o vendedor não lhe ouve e tenta novamente lhe convencer sobre os benefícios deste modelo.

Frustrado, você sai da loja sem conseguir comprar o que queria.

Este é um dos maiores erros cometidos pelas empresas: não ouvir seus clientes. Colocam diretores e equipes de marketing trabalhando duro para criar o produto perfeito e não levam em conta que, muitas vezes, o cliente quer apenas um modelo mais simples, que funcione conforme esperado. Um que atenda às suas expectativas.

O Partido NOVO vem trilhando por um caminho semelhante. Ao buscar um candidato ideal para concorrer às prefeituras, deixou de ouvir os seus clientes, o que os eleitores querem. Está focando no seu produto e deixando de lado o seu cliente. Isso pode fazer com que cada vez mais parceiros e apoiadores saiam de sua loja frustrados procurando alternativas que lhes atendam melhor.

Participar das disputas para Prefeito em 2016 é importante para dar visibilidade ao NOVO e para divulgar suas ideias, não para vencer. O momento é oportuno para seus membros experimentarem estratégias, erros e acertos. É possível fazer uma campanha de divulgação de ideias, não de pessoas. Pode ter um objetivo diferente de ganhar e ser eficiente o bastante para apresentar o partido, atrair novos apoiadores e conquistar novos eleitores.

Não participar é negligenciar o trabalho diário de quem voluntariamente divulga suas ideias, busca novos apoiadores e abre novas frentes para o partido. É ignorar o que parceiros e clientes esperam: uma alternativa simples ao modelo atual.

Ouvir é o primeiro passo para desenhar uma estratégia vencedora. Esta é uma das regras básicas do mundo corporativo.

*

João Marcello Ortega, é publicitário, pós-graduado em gestão pública. Como assessor parlamentar do município de São Paulo viu que uma nova forma de fazer política é possível se houver comunicação honesta e participação democrática. Filiado ao NOVO desde setembro/2015.

2 comentários sobre “Quem é seu cliente?

  1. Pois é, nós aqui de Danta Catarina estamos todos muito frustrados com a decisão do NOVO de afastar os coordenadores e não permitir a criação de um diretório estadual. Todos trabalhamos muito, seja coletando assinaturas ou divulgando o partido, e hoje nos sentimos deixados de lado, descartados, como peões em um tabuleiro de xadrez.

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  2. Esse é o problema do Brasil : ” Ir de qualquer jeito, fazer e ver no que dá , não ter planejamento e estratégia”. O partido Novo foi recém criado, precisa ser estruturado, os membros ( filiados) precisam ser instruídos nos ideias do partido e nas idéias liberais, que foram recém descobertas no Brasil. Ter candidatos por ter não é uma boa decisão e estratégia . Se assim fizermos seremos como os outros partidos que só se preocupam com as eleições mesmo sem ter condições de governar. Lembro-me das reuniões onde se diz a exaustão, que este é um projeto para longo prazo, pois busca mudar a Cultura da velha política. É hora de estruturação, aprendizagem, fortalecer e divulgar as idéias liberais . Quando estivermos prontos poderemos entrar na disputa eleitoral e fazer um bom governo se eleitos.

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