AMA/PQC do Partido Social Liberal (PSL), com Fabio Ostermann


AMA/PER Seção de Perguntas e Respostas REDDIT com Fabio Ostermann, do PSL

AMA/PQC Seção de Perguntas e Respostas REDDIT com Fabio Ostermann, do PSL

Fabio Ostermann fala sobre a virada liberal do PSL e sua breve participação no Partido NOVO

Olá, pessoal. Meu nome é Fabio Ostermann e sou o diretor executivo da fundação educacional do Partido Social Liberal, o PSL. Estamos trabalhando duro para renovar o partido e fazê-lo se reencontrar com seu DNA liberal por meio de um processo bem abrangente de reestruturação nacional.

Temos utilizado a nossa página no Facebook como nossa principal plataforma de comunicação desta nova cara do partido.

Além de ficar à disposição aqui para as perguntas e comentários que vocês porventura tenham, também deixo aqui o link para a minha página e o meu email: fabio@psl.org.br.

P.S.: Peço de antemão perdão por eventuais erros de formatação nas minhas respostas, mas ainda sou novo por aqui…

*

kupfernikel
Como vocês vão remover as maçãs ruins do partido para renova-lo?
Como vão ter certeza que regionalmente o partido é social-liberal e não é simplesmente um seguidor do cacique local ?
Sou de goiás, e Santana Gomes, deputado estadual pelo PSL, chama o mafioso Carlinhos Cachoeira de “chefe”, e é aliado do coronel local, Marconi Perillo, que de liberal não tem absolutamente nada.
O outro deputado estadual pelo PSL, Lucas Calil, de liberal não tem nada. Metade de seus projetos de lei são homenagem a qualquer cidadão, e o resto é de qualidade duvidosa como ” OBRIGATORIEDADE DOS SUPERMERCADOS,HIPERMERCADOS E CONGENERES OFERTAREM O SERVIÇOS DE EMPACOTADOR NOS CAIXAS DE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO.” e outros intervencionismos, alem de ser aliado do Marconi Perillo, o que é inexcusável para qualquer social-liberal.
Eu sou um apaixonado social liberal, tendo criado o /r/LiberalismoSocial para tentar divulgar um pouco mais esse conjunto de ideias, mas como votar em um partido que tem um amigo de mafioso e um intervencionista em meu estado?
Você é ligado ao Livres?
Porque não ingressaram no NOVO, que se diz ser um partido-guarda chuva para todos os liberalismos?

fabioostermann
Estamos reformando o partido em Goiás. Contamos com um grupo muito atuante do LIVRES e teremos uma excelente candidata a vereadora em Goiânia (Desirée Peñalba).
Sou um dos coordenadores nacionais do LIVRES.
Fui coordenador estadual do NOVO no RS por dois anos. Me decepcionei com algumas políticas de gestão interna do partido e encontrei no PSL um espaço para impactar minha realidade de forma mais efetiva.

*

protestor / Natal, RN
Qual o posicionamento do PSL em relação à política de drogas?

fabioostermann
Acreditamos que já está na hora de discutirmos a forma como as drogas (em especial a maconha) são tratadas pelas instituições brasileiras.
Estamos em um período de construção de consensos dentro do partido em posições diversas. Este é um ponto, por exemplo, onde já temos um consenso dentro do movimento de renovação do partido (o LIVRES) a respeito da necessidade de distinguir o tratamento dado a Maconha em relação a outras drogas. Em breve divulgaremos mais abertamente esse posicionamento.

*

nmarcolan / Barra Mansa, RJ
Olá, Fabio.
O que o PSL acha de propostas como o Imposto de Renda negativo, como idealizado pelo Milton Friedman?
E o projeto de “Renda cidadã” do Suplicy?
Uma última pergunta: quais são os desafios em reestruturar esse partido e trazer ele mais próximo de um ideal liberal?

fabioostermann
Somos bastante simpáticos à proposta do Milton Friedman. Confesso que desconheço em profundidade a do Suplicy (inclusive comprei o livro dele, mas ainda não li).

*

HalfOfANeuron / São Paulo, SP
Pelo que vi no site de vocês, vocês são liberais. O que diferencia o PSL de outros partidos liberais como o Novo?

fabioostermann
Não posso falar pelo NOVO, mas o PSL acredita que a liberdade é indivísivel. Como liberais, devemos defender tanto as liberdades sob o prisma econômico quanto social.

*

Jacinto_Pinto
Vocês são contra a propriedade intelectual?

fabioostermann
Não temos ainda posição formada sobre isso.

*

johnnybigoode / Brasília, DF
Qual posição do partido quanto as questões LGTBs, em especial:
-Posicionamento sobre união e adoção de casais homoafetivos
-Programas de ação afirmativa quanto a inserção de trans no mercado de trabalho
-Criminalização da homofobia

fabioostermann
-Posicionamento sobre união e adoção de casais homoafetivos: favoráveis
-Programas de ação afirmativa quanto a inserção de trans no mercado de trabalho: contra
-Criminalização da homofobia: somos contra qualquer forma de violência, mas ainda não temos uma posição fechada em relação a essa especificidade.

*

Lurk_Moar11
Em um cenário hipotético em que o Partido Social Liberal assumisse o governo brasileiro hoje, quais seriam as primeiras mudanças?

fabioostermann
Boa pergunta. Difícil de responder. Os desafios são tantos que a gente fica até meio perdido olhando em perspectiva. Mas o primeiro passo deveria ser mostrar pra sociedade brasileira que precisamos rever radicalmente nossas expectativas em relação ao Estado. A medida seguinte seria começar os cortes naquilo que não diz respeito às áreas prioritárias.

*

heuriskoi
Como o PSL pretende se manter autônomo e isento de influências econômicas poderosas? Visto que a maioria dos grupos liberais brasileiros têm ligações com grandes empresários nacionais.

fabioostermann
Existem muitos grupos liberais brasileiros. Não faz muito sentido dizer que estão estão submetidos à influência de grandes empresas, com todo o respeito. O liberal é pró-mercado, não pró-empresa.

*

deferrj
Na sua opinião, o que você acha dos salarios e auxilios dados aos parlamentares, é justo ? porque ?
heuriskoi
Acrescente aí os privilégios do judiciário.
silvavinicius / Brasília,DF
E aos ex governadores

fabioostermann
Somos obviamente contra os privilégios legais em favor de corporações específicas. Acho, pessoalmente, que no caso dos salários o problema principal são os penduricalhos legais, verbas de indenização, reembolsos, etc.

*

FreakScanner
Qual a posição do PSL com relação aos programas de transferência de renda? Precisam ser extintos, mantidos ou ampliados?

fabioostermann
Precisam ser revistos e ganhar em eficiência. Mas acho que ainda é muito cedo, infelizmente, para se falar em extinção. Temos ainda muitos brasileiros vivendo em condições de extrema pobreza.

*

kHeinzen / Porto Alegre, RS
Você crê que, não só o PSL, mas outros partidos com ideologias liberais realmente são liberais?
Minha crença é que com exceção do Novo, outros partidos se perderam muito na essência do que é liberalismo e são contraditórios em muitos pontos. A reforma/renovação do PSL é uma tentativa de refazer a leitura dos ideais liberais?

fabioostermann
Exatamente. E o RS será um dos nossos benchmarkings nesse processo. Estou assumindo a presidência estadual do partido. Se tiver interesse em participar ou saber mais sobre nossa atuação no RS, mande um email pra portoalegre@psl.org

*

heuriskoi
O Estado do Rio Grande do Sul passa por provavelmente a sua pior crise fiscal de todos os tempos. Não obstante, o legislativo local votou um plano previdenciário especial para si. Como gaúcho, você pressionará o PSL a revogar esta medida?

fabioostermann
Com certeza. Aliás, estou assumindo nas próximas semanas a presidência do PSL-RS. Faremos valer nossa voz nos debates públicos do RS!

*

athosbr99 / Londrina, PR
O Partido Novo tem uma posição de não aceitar politicos “de carreira”. O PSL recentemente abrigou o Alfredo Kaefer, do PSDB-PR, que saiu devido instatisfação com o Beto Richa e o PSDB paranaense.
O PSL possui alguma politica de migração, ou algum tipo de exigencia dos politicos que vierem de outras siglas?

fabioostermann
Achamos contraproducente tratar todos os mandatários públicos igualmente. Estamos desenvolvendo nossos mecanismos de filtragem. Os nossos dois deputados federais vieram com o compromisso de defenderem nossas bandeiras.

*

celo753
Qual a opinião do partido quanto a cotas? Tanto para as cotas para vestibulares, quanto as cotas no local de trabalho.

fabioostermann
Somos contra.

*

Ferdinando0r
Boa noite Fabio, gostaria de entender qual a opinião do PSL sobre questões relativas à liberdade de expressão?
Apoiam o limite de dados das operadoras?
E o Marco Civil da Internet?

fabioostermann
Somos radicalmente a favor da liberdade de expressão. Acreditamos que o MC foi a porta que burocratas e lobistas de grandes empresas de comunicação precisavam para dificultar ainda mais a nossa vida como usuários.

*

dog_in_snow_maze
Fiz uma rápida pesquisa e vi que você integra o MBL. O que você tem a dizer sobre a falta de transparência do grupo em relação aos seus ganhos e gastos?

fabioostermann
Eu sou o fundador do MBL. Criei o grupo em 2013 e agreguei, em 2014 algumas das pessoas que hoje estão na liderança. Saí da coordenação em novembro do ano passado. Contei um pouco mais dessa história (e outras) aqui: https://epl.org.br/2015/12/09/epl-entrevista-fabio-ostermann/

*

dog_in_snow_maze
Faltou responder a pergunta. Qual é a sua opinião sobre a falta de transparência do grupo em relação aos seus ganhos e gastos?
79zombies
Tenho interesse em ouvir essa resposta também.

fabioostermann
Nunca ganhei um real do MBL. A falta de transparência e perspectiva de implementação de boas práticas de gestão foram dos principais motivos que me desmotivaram com o movimento e me levaram a sair, finalmente, em novembro.

*

protestor / Natal, RN
Oi, me diz uma coisa que sempre tive curiosidade, o subreddit /r/territoriolivre (do qual você é moderador) tem ligação com o MBL?
Sabe dizer se conta de reddit /u/kimkataguiri é do Kim Kataguiri mesmo?

fabioostermann
Nem lembrava mais, vou me retirar desse subreddit (que havia sido criado especificamente pro Congresso do MBL). Não sei se é do Kim ou não.

*

79zombies
Qual é o posicionamento do PSL com relação aos benefícios fiscais concedidos a igrejas?

fabioostermann
Não firmamos ainda posição sobre o tema, mas creio que o problema seja a excessiva tributação sobre outros setores (beirando o confisco), não a isenção deste ou daquele.

*

ThereIsNoEgo
Qual a posição do partido a respeito da atual política de valorização do salário mínimo (inflação + crescimento do PIB) ?

fabioostermann
Somos contra. O salário mínimo serve muito mais como uma faixa de corte no mercado de trabalho do que como uma política de valorização do trabalho.
Já escrevi sobre isso, aliás. Quem tiver interesse, eis o link: http://www.institutoliberal.org.br/blog/o-salario-minimo-nao-ajuda-os-mais-pobres/

*

iatowks / Aracaju, SE
Qual a razão de existência do PSL? O que ele tem de diferente dos demais?

fabioostermann
Mudar o Brasil. Somos um partido liberal. De verdade.

*

FlavFal / Barueri, SP
Em que medida o grande número de partidos é ruim para o Brasil?

fabioostermann
O problema do Brasil não é a grande quantidade partidos. Temos muito poucos, aliás. O que temos em excesso são legendas, que vivem não da defesa de posições programáticas, mas sim da venda de tempo de rádio e tv e do fundo partidário. Acabando com isso, acabam-se os incentivos pra existência e proliferação de legendas de aluguel!

*

froyol
Quais os projetos de lei de autoria de membros do PSL que foram aprovados e se mostraram significativos para a população? E aqueles que ainda estão tramitando ou foram rejeitados que você acha que tem potencial?

fabioostermann
Não posso responder a respeito disso. O partido tem uma composição muito diversa Brasil afora. Estamos completando seis meses de processo de renovação, recém. Olhemos para o futuro do partido!

*

Sven55
Imagino que o PSL na Europa naturalmente se alinharia com os partidos da ALDE no parlamento Europeu e não com a centro-esquerda. LibDem na Inglaterra, FDP na Alemanha, Ciudadanos na Espanha, Bayrou na França, etc.
Na Europa isso é considerado centro, mas como você bem disse, o centro do debate econômico no Brasil é muito mais à esquerda – aqui seriam considerados centro-direita.
Difícil pensar em aliados no Brasil… Mas duvido que se aliariam com a Marina Silva e todos que se dizem terceira via. O liberalismo é “primeira via” digamos assim, firme defesa do capitalismo.

fabioostermann
Exato. Eu já estive em um encontro da Liberal International, em Oxford, ano passado. Pretendemos nos filiar à rede em breve!
Quanto à nossa adequação a este ou aquele partido estrangeiro, fica realmente difícil dizer. No entanto, existe um partido na África do Sul com o qual realmente nos identificamos: Democratic Alliance (DA).

*

BlondieMenace / Florianópolis, SC
É possível ser político e não se corromper no Brasil?

fabioostermann
Acreditamos que sim. Mas somente se mantivermos a luta pela diminuição do Estado, ou seja, pela diminuição da quantidade de recursos nas mãos de políticos. Quando comprar e vender são atividades reguladas por políticos, a primeira coisa a ser comprada e vendida são estes.
Escrevi sobre isso, acredito que possa agregar ao debate: http://direitoeliberdade.jusbrasil.com.br/artigos/134138600/quer-diminuir-a-corrupcao-no-brasil-tire-poder-das-maos-de-politicos

*

mvinip
Qual a opinião do partido sobre uma possível auditoria da dívida pública, principal gasto que corrói as contas públicas?

fabioostermann
Fundamental que todas as contas públicas sejam permanentemente auditadas.
No mais, imagino que esse texto esclareça um pouco o debate sobre a tal “auditoria cidadã” e as causas e impacto da dívida: http://mercadopopular.org/2014/12/o-que-jean-wyllys-precisa-saber-sobre-divida-publica/

*

MMurd0ck
Olá! Gostaria de saber qual é a opinião de vocês a respeito do papel do Estado no incentivo a inovação.

fabioostermann
O melhor que o Estado pode fazer em favor da inovação é deixar de atrapalhar. No curto prazo até pode ser aceitável a existência de órgãos encarregados de armarem o arcabouço para desburocratizar setores específicos. Mas no longo prazo não há outra solução a não ser sair do caminho.

*

Eitjr / Goiânia, GO
Qual a posição do partido sobre liberação do porte de armas ?

fabioostermann
Somos favoráveis à flexibilização das possibildiades atuais e contra o estatuto do desarmamento.

*

SeuMiyagi
Essa eu também quero ver: e daria pra por a de 2008 na conta? Por que me parece que tem origem no mesmo problema, atores gananciosos, amorais e desregulamentados buscam obter ganhos, em detrimento da quebra do motor economico mundial.
Ou seja alguma espécie de regulamentação e controle seria necessária, visando a saúde geral da economia. Até que ponto se adere ao liberalismo? até o anarco-liberalismo?

fabioostermann
Atores gananciosos são uma constante. Precisamos buscar entender quais foram os fatores que estiveram presentes antes do Crash e antes da Crise de 2008. Em ambos os casos encontramos as digitais de intervenção estatal. N primeira na má-gestão da política monetária e oferta monetária, especificamente, e na segunda nos incentivos perversos dados às empresas para-estatais Fanny Mae e Freddie-Mac, dentre outras, durante o boom habitacional.
Sobre 1929, deixo esse link: http://www.mackinac.org/archives/1998/sp1998-01.pdf
Sobre 2008, bem, tem muita coisa. Mas dá pra começar por aqui: http://www.mises.org.br/Search.aspx?text=%22crise%20de%202008%22

 

*

EcoRobe
Obrigado por fazer esse AMA, Fábio Ostermann. Conheço o seu trabalho e já nos encontramos em um evento.
Primeiramente, o PSL é a favor ou contra o fundo partidário?
Percebe-se que o PSL deu uma guinada forte em direção ao liberalismo. Eu diria até demais. Parece-me que o NOVO seria um partido mais pragmático, menos focado em ideologias específicas, do que o PSL. Considero-me um liberal, admiro as reformas de Margaret Thatcher e as ideias de Milton Friedman. Ainda assim, a possibilidade do PSL guiar-se por uma linha heterodoxa (a Escola Austríaca) me assusta. Qual seria o grau de liberalismo do PSL e qual escola econômica seguiria, se alguma?
Por último, qual país vocês usariam como role-model para o Brasil?
Mais uma vez, obrigado.

fabioostermann
Somos contra. Mas dada a configuração atual, temos de usá-lo. Caso contrário ele seria devolvido ao Fundo e redividido entre os outros partidos.
Não seguimos uma escola econômica específica. Acreditamos que os problemas do Brasil estão um tanto quanto distantes das diferenças milimétricas entre essa ou aquela escola de linha liberal (ortodoxa ou heterodoxa). Buscamos a liberdade como guia, buscando construir caminhos para a expansão da liberdade individual e a ampliação das oportunidades dos mais necessitados.
É difícil falar em UM PAÍS, mas existem diversos exemplos mundo afora de países que atingiram um nível invejável de desenvolvimento a partir de reformas e instituições liberalizantes. Esse site tem um ranking bem interessante sobre liberdade econômica e é impressionanete verificar a correlação (especialmente em uma série histórica) entre os dois fatores: http://www.freetheworld.com/

*

nachoig
O PSL é apenas mais um partido de aluguel.
kupfernikel / Itália
traduzindo: Muitos se preocupam que o PSL seja apenas um partido de aluguel. Porque ele não é?

fabioostermann
A postura mais vantajosa para um partido de aluguel é o exato oposto do que estamos fazendo. Estamos tomando posições em relação a temas sensíveis politicamente no Brasil (livre comércio, casamento gay, papel das mulheres, descriminalização da maconha) e renovando nossos quadros Brasil afora. Por que um partido de aluguel faria isso?

*

iThiago
Vão desestatizar e desregulamentar tudo caso eleitos?

fabioostermann
O que for possível.

*

bkm_br / Porto Nacional, TO
O que o PSL fazer para não ser igual o resto dos partidos de aluguel que tem hoje no Brasil?

fabioostermann
O PSL acabou, em alguns contextos, ficando reduzido à condição de legenda de aluguel pela falta de controle por parte da executiva nacional a respeito do que faziam as estaduais. Estamos reestruturando o partido para mudar isso radicalmente. Estas novas práticas já se refletirão na nossa atuação em 2016 e 2018.

*

FildoDildo
Vão ser liberais só no nome, liberais só no aspecto econômico, liberais nos aspectos sociais ou liberais de verdade? O Partido Liberal que se tinha até poucos anos atrás era formado quase exclusivamente por pastores evangélicos e empresários que não prezavam pela livre concorrência.
Posta também o teu currículo (quero ver o que você mesmo diz sobre seu passado) e um historio de militância política.

fabioostermann
Pretendemos ser representantes de um liberalismo eclético, real e possível na política brasileira. Não acreditamos na defesa casuística de bandeiras liberais (isso nos diferencia dos conservadores), mas temos um approach gradualista.
Sobre mim, acho mais prático dar uma olhada no meu site: http://www.fabioostermann.org/

*

Eitjr / Goiânia, GO
Vocês são a favor ao parlamentarismo ou semi-presidencialismo?

fabioostermann
Não temos ainda posição formada a respeito desse tema.
Pessoalmente, sou simpático ao parlamentarismo e a instrumentos semi-presidencialistas, como o recall.

*

Eitjr / Goiânia, GO
Vocês são a favor ao voto distrital?
Se sim, Como acham que deve ser a aplicação e definição dos distritos no brasil?

fabioostermann
Não temos ainda posição formada a respeito desse tema.
Pessoalmente, sou simpático ao voto distrital MISTO.

*

Eitjr / Goiânia, GO
Qual a política de vocês em relações as estatais necessárias e quais poderiam ou deveriam sofrer privatizações?

fabioostermann
Acreditamos que “estatais necessárias” é um oxímoro. Existem apenas aquelas que precisamos vender mais ou menos urgentemente.

*

Fonte: m.reddit.com/r/brasil

 

2 comentários sobre “AMA/PQC do Partido Social Liberal (PSL), com Fabio Ostermann

  1. “estamos reformando o partido em Goiás” – ninguém dessa claque perguntou sobre coligações com o PT em Goiás? Sobre o fato de que nessas eleições de 2016 o PSL é o Wesley Safadão e tá namorando todo mundo?! Que vida fácil ele tem!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s