Brasil é o único país no mundo onde o economista Mises é mais buscado que Keynes


Google diz que Brasileiro prefere Ludwig von Mises do que John M. Keynes

Google diz que Brasileiro prefere Ludwig von Mises do que John M. Keynes

 

Por Camilo Caetano,

Durante a comissão do Senado, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que ali se estava julgando algo análogo ao “impeachment de J. M. Keynes”.  E ele tinha razão. Apesar do senador estar se referindo à decisão do senado, o que ele não sabe é que realmente os brasileiros estão buscando substituir ideias de Keynes, que preza pela expansão monetária e o intervencionismo estatal, por ideias de livre mercado. Ou seja, os brasileiros não só estão cansados da Dilma, mas também de ideias intervencionistas como as de Keynes.

O “impeachment de J. M. Keynes” pode ainda não ter acontecido nas academias, mas na Internet já aconteceu e seu substituto é o economista da escola austríaca: Ludwig Von Mises.  O Brasil é uma rara exceção do mundo,  é o único país onde a busca no Google pelo economista austríaco Ludwig Von Mises é maior que a do economista “mainstream” John M. Keynes.

Existem algumas razões para isso. A crise econômica no país causada pelo excesso de intervencionismo estatal e  experiências próximas do socialismo bem ao lado do Brasil, como Argentina e Venezuela, podem ter levado os brasileiros a buscarem outros pensadores para entender os problemas econômicos. Há também um excelente trabalho feito pelo Instituto Mises Brasil, que tem propagado a escola austríaca no país com bastante sucesso.

Será que o Brasil está a caminho de uma evolução liberal?

Fonte: ilisp.org

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s