TSE registra desfiliações no Brasil; Solidariedade perdeu 179 membros
Por Aline Sêne (Jnal do Tocantins),
No Tocantins, mais de 3,8 mil eleitores se desfiliaram do seu partido político. A queda no número de filiações ocorreu em âmbito nacional e siglas tradicionais – como PMDB, PT, DEM, PSDB – perderam até 8% dos seus filiados, como foi o caso do Rede no Brasil e o SD no Tocantins, que teve uma redução em 12% dos seus filiados. O SD no Estado registrava no final do ano passado 1.480 filiados, já este ano, 1.301.
O levantamento, feito pelo Jornal do Tocantins com base nos relatórios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), compara os dados de filiados de dezembro de 2015 com a relação atualizada agora em abril de 2016. No ano passado havia 185.939 eleitores do Estado filiado a algum partido, agora em 2016, o quantitativo registrado foi de 182.070.
Maiores
Assim como no âmbito nacional, o PMDB é o maior partido em número de filiados no Estado, com 31.151 no Tocantins, e 2,4 milhões no Brasil. Já o PT, que ocupa a segunda posição no ranking nacional, com 1,5 milhão de filiados, no Tocantins está em quinto lugar, com 12,7 mil integrantes, atrás do DEM, PP e PSDB.
Em uma situação inversa temos o DEM, que no Estado ocupa a segunda posição (18,4 mil filiados), e no âmbito nacional fica em sétimo lugar (1 milhão de filiados). O PP e o PSDB ocupam a terceira e quarta posições no Tocantins e no Brasil.
Menores
Os cinco menores partidos em números de filiados no Tocantins são Rede, Partido NOVO, PSTU, PCB e PPL (veja o número de filiados no quadro ao lado). Comparando as siglas nacionalmente, os menores são PMB (34 filiados), Novo (1.396 filiados), Rede (1.447 filiados), PCO (2.593 filiados) e PCB (14.794 filiados). O PCO e o PMB não tem filiados contabilizado no Tocantins, conforme relatório TSE.
PSTU, Novo e PCO não têm comissão provisória ou diretório no Tocantins, mas os dois primeiro contam com filiados no Estado, nove e quatro membros, respectivamente.
Fonte: jornaldotocantins.com.br
…