Reinventando Cidades, agora em São Paulo


Reinventando Cidades

Adaptado de Ricardo Negreiros e Facebook Reinventando Cidades,

“O Brasil padece gravemente há anos da doença crônica do fisiologismo partidário, onde uma das principais ferramentas de compadrio e compra de apoio é a concessão de ministérios. Além do inchaço que a criação de ministérios provoca nas contas públicas, a indicação dos filiados políticos dos partidos quase nunca leva em conta a competência para o cargo. Com tantos interlocutores diretos ligados à presidência, é quase impossível exercer uma supervisão eficiente dos propósitos e do uso dos recursos arrecadados do contribuinte. Pior ainda são os casos onde o executivo principal é escolhido por sua habilidade como operador de falcatruas. É um raciocínio que serve igualmente do primeiro ao enésimo escalão. Aliás, em outra oportunidade espero também exercitar o mesmo modelo aqui desenvolvido para os casos de estados e municípios.”

Trecho acima reproduz o primeiro parágrafo do artigo Apenas sete ministérios são suficientes, do financista fortalezense Ricardo Negreiros, em sua proposta de reorganização dos ministérios brasileiros.

Partindo desta premissa, elaborou princípios e técnicas de como avaliar a situação do município como uma empresa privada, apresentando numa visão clara de onde chegar.

Este processo de inovar na gestão pública, para reduzir o peso do estado, melhorar os serviços públicos e fomentar maior transferência de responsabilidade para a comunidade, para o indivíduo e para o mercado, segundo Negreiros, teve início com o livro “Reinventando o Governo”, de David Osborne e Ted Gaebler.

O Best Seller Internacional, responde a estas indagações com um compêndio de inciativas bem sucedidas em todo o mundo, traduzindo-as didaticamente em 10 princípios que  ajudaram a conceber propostas reais para o Município do Rio de Janeiro.

Este livro nivelou conhecimentos e trouxe sinergia ao grupo recém formado para a tarefa. Passando a falar uma mesma linguagem e forjando confiança para construir uma visão para cada área de governo municipal e suas interdependências, com base no estudo da realidade do Rio de Janeiro. Assim surgiu o Reinventando o Rio, e agora o Reinventando Cidades.”

O “Reinventando Cidades” é um projeto nascido no Rio de Janeiro, em 10/10/2015, propondo uma nova visão para o governo. Sua iniciativa é baseada em princípios de governança aplicados ao papel do Estado, com ênfase na ética e na eficiência da gestão dos recursos públicos, e foco na prestação de serviços essenciais de qualidade para a população.

O projeto começou avaliando o município do Rio de Janeiro, denominando-se originariamente “Reinventando o Rio”. Mais tarde, com a adesão de novos municípios ao projeto, surgiu o “Reinventando Cidades”, uma grande rede de colaboração entre os municípios participantes, nos moldes do trabalho iniciado no Rio de Janeiro.

O “Reinventando Cidades” desenvolve uma metodologia de trabalho sólida e inspiradora, aplicando o racional básico da gestão por produtos que vemos na iniciativa privada. Obviamente, adaptando as prioridades e ênfases de acordo com a realidade de cada município estudado. Em cada cidade há uma equipe de trabalho formada por cidadãos locais, que interage rotineiramente com a equipe idealizadora no Rio de Janeiro, a qual fornece o know-how e suporte aos trabalhos de cada time, gratuitamente. O “Reinventando Cidades” já nasceu, portanto, como uma grande rede de trabalho, multiplicadora dessa nova forma de gestão pública.

A visão proposta pelo “Reinventando Cidades” baseia-se na busca de uma sociedade livre, justa e solidária; na garantia de desenvolvimento sustentável e de respeito à dignidade da vida; ao combate a violência, à pobreza e à marginalização por meios que reduzam ou mesmo eliminem o assistencialismo e outras práticas políticas que visam somente a perpetuação de conchavos políticos; na proatividade do cidadão, que deve recomendar formas de atuação com base na transparência e ética dos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário; na garantia do bom uso da arrecadação de tributos, os quais devem respeitar o equilíbrio orçamentário e o tempo produtivo do contribuinte; na redução da burocracia nos departamentos públicos com o objetivo de eliminar o potencial de corrupção e agilizar os processos de interesse do bem estar econômico e social dos cidadãos e das empresas

O “Reinventando Cidades” não acredita em um Estado onipresente, burocrático, executor de atividades não essenciais, mas nos princípios básicos:

– Governo voltado para o Cidadão-Cliente, em que o cidadão é o grande cliente do governo, sendo o trabalho pela sua dignidade o objetivo maior da administração pública;
– Governo Descentralizado, com menor burocracia, maior liberdade para os agentes que efetivamente atendem o cidadão;
– Governo Pertencente à Sociedade, que dá responsabilidade ao cidadão, em vez de somente servi-lo;
– Governo Competitivo, que introduz a competição na prestação de serviços;
– Governo Orientado a Missões e Resultados, que financia resultados, não apenas consumidor de recursos;
– Governo com Parceria com o Mercado, em busca de soluções mais ágeis e eficientes na prestação dos serviços;
– Governo Preventivo, com investimento em prevenção, ao invés de somente na cura.

Baseado nesses princípios e objetivos, o “Reinventando Cidades” vem promovendo a elaboração para cada cidade um plano exequível e congruente de mudanças em diversos setores da administração municipal, entre eles:

I – Reorganização estrutural;
II – Desenvolvimento Sustentável;
III – Segurança pública;
IV – Infraestrutura;
V – Educação;
VI – Saúde
VII – Planejamento e Administração

Em 27/02/2016 foi organizado um workshop para apresentação do plano de gestão proposto. Esse workshop pode ser considerado o efetivo lançamento do grupo Reinventando Cidades para o público. Esse foi considerado o ponto de partida para um incansável trabalho de transformação da gestão pública das cidades brasileiras, tornando-as mais eficientes e justas, com menos burocracia, estímulo à liberdade e empreendedorismo, tudo com o propósito de desenvolver uma sociedade sustentável e que valorize verdadeiramente a dignidade humana.

 

São Paulo

SÃO PAULO

CONVITE

À convite do advogado Leandro Monteiro, pré-candidato a candidato a vereador pelo partido NOVO, representantes da equipe carioca do Reinventando Cidades, Ricardo Negreiros e Marcelo Bandeira, vêm a São Paulo para apresentar o projeto de reestruturação da administração municipal e alguns resultados do estudo do grupo para a Cidade do Rio de Janeiro.

A apresentação será no hotel Quality Faria Lima, neste sábado, dia 02 de abril, das 09h30 as 12h30. As inscrições podem ser feitas pelo site ou diretamente no local do evento.

Fontes: facebook.com e Reestruturador

 

 

4 comentários sobre “Reinventando Cidades, agora em São Paulo

  1. Parabéns pelo projeto, Dennys. Sou voluntário do NOVO aqui em SP. Infelizmente não poderei ir ao seu evento amanhã, mas deixo o endereço do meu site caso precise de um mapeamento do aparelhamento do Estado brasileiro, nos três Poderes e nas três esferas de governo. Um abraço.

    Curtido por 2 pessoas

    • Obrigado pelo elogio Márcio mas, quem trouxe o Reinventando Cidades (projeto de Ricardo Negreiros) para São Paulo foi o Leandro Monteiro. Mérito todo dele.
      Não se esqueça de deixar o endereço do seu site para que todos possam acessá-lo.
      Um grande abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Só para melhor esclarecer – o Reinventando é de todos nós! Ele está estruturado de uma forma sistemática que permite a adesão de muitas cidades e São Paulo engajou-se rapidamente. Turma muito competente e ágil. Agora já são seis estados e vinte cidades. Quem quiser conhecer melhor o projeto basta nos enviar Gmail para reinventando.cidades@gmail.com. Obrigado e abraços!

    Curtir

  3. Pingback: Almanaque do Partido Novo | 30 Diários

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s