Nota oficial do Núcleo Municipal de Niterói (RJ)


fotos-de-niteroi-7

Niterói-RJ (foto: guia de Niterói)

No dia 07/12/2015 o autodeclarado pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo NOVO, o advogado e professor Rodrigo Mezzomo, divulgou vídeo apresentando o também filiado autodeclarado a pré-candidato, Sr. Leandro Lacroix, à prefeitura da vizinha cidade de Niterói.

Vale destacar que os filiados do NOVO podem autodeclarar-sem candidatos a “pré-candidatos”, antes do período de apresentação do requerimento oficializando a sua pré-candidatura, que são os 60 dias anteriores à data das Convenções. Porém sua oficialização dar-se-á somente após as mesmas:

Art. 102. – Os Diretórios Nacional, Estaduais e Municipais marcarão as datas das respectivas Convenções para a escolha dos candidatos com pelo menos 3 (três) meses de antecedência. As datas serão divulgadas através de comunicado oficial fixado na sede e respectivas unidades dos Diretórios, no sítio eletrônico do NOVO, ou em correspondência física ou eletrônica aos filiados, observado o disposto na legislação e nas resoluções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Parágrafo Único -No dia da divulgação das datas das Convenções começa o prazo de 60 (sessenta) dias corridos para os filiados interessados apresentarem aos Diretórios de seus respectivos domicílios eleitorais os seus requerimentos de pré-candidaturas.

Quatro dias após a divulgação (11/12/2015) houve grande repercussão sobre o acontecido entre Leandro Lacroix e Jefferson Viana, do PSC Jovem Rio e do EPL, após evento do LibCon Niterói. Os fatos, segundo os próprios:

lacroix3

Declaração de Leandro Lacroix  (Facebook)

lacroix5

Declaração de Jefferson Viana (Facebook)

Menos de 24 horas após o episódio, o líder do Núcleo Niterói do Partido NOVO, advogado Maurício Martins, divulgou a seguinte nota:

lacroix4

Nota de Maurício Martins (Facebook)

O artigo 103 do Estatuto do NOVO afirma que para formular o pedido de  pré-candidatura  a prefeito, o filiado necessita apresentar o apoio de A) 1/3 dos membros do Diretório Municipal ou B) 10% dos filiados do município. Conforme abaixo:

Estatuto Novo - Artigo 103

Ainda sobre a possibilidade de candidatura, para o caso de que uma das alternativas do artigo 103 fosse cumprida, o Estatuto prevê que:

Artigo 106 / §4º – O Diretório Nacional poderá vetar pré-candidaturas por motivos de conveniência e oportunidade do NOVO, assim definidos por 2/3 (dois terços) dos seus membros.

No tocante à abertura do processo de expulsão do Sr. Lacroix, o mesmo está fundamentado na seção II, dos deveres partidários:

SEÇÃO II – DEVERES PARTIDÁRIOS
Art. 13. -São deveres dos filiados:
III.- manter conduta pessoal, profissional, política e social digna dos ideais e dos princípios programáticos do NOVO

Até a data de publicação desta matéria (14/12/2015), não houve menção ou nota oficial sobre o acontecido no canal oficial de comunicação do Sr. Rodrigo Mezzomo ou em sua página pessoal, ambas no Facebook.

É importante salientar que toda divulgação de pretenção à pré-candidaturas são “autodeclarações”, de cunho pessoais e sem vínculos com as decisões oficiais do Partido NOVO.

Os pré-candidatos oficiais do NOVO serão definidos, dentre os filiados que cumprirem o disposto no artigo 103, durante o prazo de 60 dias antes das Convenções. Na qual deverão ser votados, escolhidos e divulgados os candidatos oficiais do partido.

 

Um comentário sobre “Nota oficial do Núcleo Municipal de Niterói (RJ)

  1. Pingback: Leandro Lacroix é lançado pré-candidato do Novo em Niterói | Diários da Liberdade

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s