PQC (Pergunte Qualquer Coisa / AMA – Ask Me Anything) com Marcos Alcântara – Secretário de Finanças do Partido Novo, no Reddit – Parte 4


Partido NOVO no Reddit

Partido NOVO no Reddit

No esforço contínuo de reunir todas as informações pertinentes ao Partido NOVO, publicamos a QUARTA e última parte da série de “perguntas e respostas”, realizada no site Reddit, com Marcos Alcântara Machado, Secretário de Finanças do Partido Novo.

Acompanhe a entrevista desde o início, clicando aqui.

P- tarigui Curitiba, PR / Na disputa das eleições municipais de 2016 vocês pretendem lançar chapas puras ou estão abertos à coligações? Com quais partidos vocês estariam abertos a coligar? Você já tem pré-candidatos(as) a prefeito em quais cidades? Qual o posicionamento do partido quanto ao financiamento de campanha por pessoas jurídicas? O que o NOVO propõe para a melhoria da transparência, principalmente no que concerne à facilidade de acesso aos dados públicos? Têm alguma proposta mais objetiva para coibir a prática de Caixa 2?

1) Não iremos nos coligar 2) Não temos ainda. Faremos seleção entre os filiados no ano que vem. 3) Achamos que existe um grande conflito de interesse no financiamento por PJ. No entanto, isso se combate com transparência. Acho ótimo saber que tal empresa doou 300 milhões para certos deputados. Ao proibir, perdemos isso. E o caixa 2 é institucionalizado. Atuar no abuso. A defesa do PT no caso do Mensalão foi que usavam caixa 2. Pq não houve sanção ao partido, somente a alguns dirigentes?

P- VictorPictor Niterói, RJ / O NOVO não tava propondo um modelo em que os partidos iriam ser mantidos majoritariamente pelas contribuições dos filiados?

 Sim, o partido não deve receber dinheiro publico. Mas poderia receber de pf ou pj.

P- nachoig / Não acha que o nome do partido é muito genérico? Pergunto isso porque ele não dá nenhuma pista sobre a ideologia que existe dentro do partido. Geralmente eles dão alguma pista (comunismo, socialismo, social-democracia, trabalhismo, liberalismo, ambientalismo, republicanismo, feminismo, corinthianismo, etc). E ninguém dentro do marketing já parou para pensar que as pessoas podem começar a abreviar a sigla do partido e se referirem ao partido como PN?

Não somos um partido de ideologia e sim de propostas. Algumas serão rotuladas como progressistas, de direita, esquerda, conservadoras. Liberais, libertárias. Se quiser nos rotular, o que é natural, nos rotule de anti-populismo.

P- eduardoveiga Bagé, RS / o NOVO tem algum posicionamento a respeito da reforma política? Não acham que algumas mudanças no sistema de voto ou adotar o parlamentarismo não poderiam trazer avanços?

Nossa reforma política: – voto facultativo – possibilidade de candidaturas avulsas – fim do fundo partidário Acreditamos que isso fortaleceria os partidos bem como reduzira o número fatalmente. Do jeito que estamos não demorará muito para batermos 50 partidos. Parlamentarismo parece fazer sentido mas não temos posição fechada sobre o tema. E o NOVO proíbe mais de uma reeleição para o mesmo cargo evitando o carreirismo político.

P- idontliketrains Rio de Janeiro, RJ / Feliz em ver o partido defendendo uma economia mais aberta e dinâmica, baseada no livre mercado e na livre concorrência. Triste em ver que vão ser apenas mais um partido conservador no âmbito social. Precisamos de uma Câmara mais progressista, descriminalização das drogas, aborto, casamento homoafetivo… Essas pautas precisam de um representante da direita.

Casamento homo somos favoráveis. Melhor dizendo, somos favoráveis a você se casar (ou não) com quem quiser. Não é prerrogativa do governo decidir isso. Sobre drogas e aborto: eu mesmo sou favorável a deixar na Mao do indivíduo decidir. E várias pessoas do NOVO pensam como eu. Por favor, não deixem de participar por conta disso. Venha defender a liberdade dentro do NOVO. Ele é aberto para acolher essas posições. Sinceramente, acho um injusto e inverídico taxar o NOVO de conservador por esses 2 pontos. Filie-se e participe. O NOVO precisa de candidatos com seu perfil.

P- Wesdy / Como é definida a propriedade privada, e quem deve defini-la? Se eu tenho um terreno, minha propriedade se extende do Inferno às estrelas? Posso garantir minha posse com o uso da força? Se a propriedade privada é apenas aquilo que eu tenho meios de explorar, uma empresa pode invadir meu território, ou eu posso invadir o território de um latifúndio sem uso, de especuladores? Como vocês garantiriam o bom uso da terra (que é obviamente finita e de importância literalmente vital para a sobrevivência da humanidade)?

Não acreditamos na função social da propriedade. Você pode sim defender sua propriedade com uso da força. Você não pode invadir território de ninguém. Não garantiríamos o bom uso da terra. Você pode bem dispor da sua propriedade, mas claro que com base em certas regras: não pode poluir acima de determinado nível, não pode montar uma fabrica no meio da cidade, não pode abrir uma boate com som alto, não pode montar um lixão onde quiser. Deve haver um limite para m2 construído.

P-Wesdy / Isso não é justamente a função social da propriedade? Isso pareceu mais uma não-resposta com uma frase de efeito repetida sem pensamento crítico. A função social da propriedade é invocada, por exemplo, para interferir a construção de estradas, encanamento, instalações elétricas. É senso comum de que o Estado DEVE interferir nesses casos, não uma ‘NOV-idade’.

Entendo a motivação de um invasor. Mas ele também deve entender que isso é crime e deveria ser preso. Sem respeito às leis e propriedade privada temos a Barbárie.

P- quartermasterx / Qual o posicionamento do Novo quanto ao bolsa BNDEs, bolsa biliobario e o sigilo deste banco e financiamento com taxa de juros subsidiada TJLP a empresas bilionarias tal Como JBS, Odebretch … Praticamente free money abaixo da inflação e da taxa Selic, ??

Um absurdo.

P- Discopath Campinas, SP / Você poderia responder de forma curta e em palavras simples o que o Novo traz de realmente novo à política brasileira?

O que o NOVO tem de novo: – Separação entre executiva e políticos – Campanha pelo fim do Fundo Partidário e tempo de TV – Programa de DEVOLUÇAO das Estatais – A noção que o indivíduo é o único criador de riquezas e não o Estado – Filiados ficha limpa – Partido que nasce sem políticos – Limitação ao carreirismo político (só pode uma reeleição) – Não cobramos dízimo dos políticos eleitos.

P- drimpe Aracaju, S/ Que tiro na culatra esse AMA. E outro tiro na culatra é “não se posicionar em relação às liberdades individuais”. O Novo ta mais pra “Novo PMDB”.

Já existe o PSOL para defender integralmente aborto e drogas. Só se atente ao que aconteceu no AC e postaram aqui.

P- Discopath Campinas, SP/ Então porque o PSOL já apóia isso, o NOVO não precisa se meter? Porque claramente o PSOL tem força pra empurrar essa causa sozinho através de toda a bancada conservadora do Legislativo…

O candidato do NOVO tem toda liberdade para se “meter”. Acredito que isso já ficou claro.

P-Chrono1984 Curitiba, PR / Qual a posição do partido sobre os temas imigração e refugiados? O Estado deve controlar a entrada de pessoas de outros países até que ponto? O país deve receber refugiados de cries humanitárias? Se sim, até que ponto e com quais restrições?

Talvez alguma cota por ano. 500 mil pessoas? Alguma flexibilidade para quem já tiver parente. Brasil foi construído pela força do imigrante que chegou aqui querendo trabalhar e progredir. Não podemos fechar as portas. Um absurdo do ponto de vista humanitário e uma miopia do ponto de vista econômico.

P-Chrono1984 Curitiba, PR / O que você pensa individualmente sobre o aspecto puramente econômico do titoísmo? Basicamente auto-gestão em todos os níveis, seja dentro de empresas, na administração de cidades, etc. Vai contra o capitalismo porque no capitalismo quem detém o capital dita as regras dentro da empresa.

Sou favorável que você abra uma empresa ou ONG assim, mas não que imponha esse modelo de gestão aos outros. Pode ter certeza que se der certo, o “capitalismo” vai copiar.

P- crazy-or-not / Vocês são contra o trabalhador brasileiro? Vulgo contra CLT?

Somos favoráveis a uma superação da CLT. Depois de quase um século ela não está atualizada com os desafios que temos hoje. O trabalhador brasileiro precisa, fortemente, de maior poder de escolha para o que fazer com os rendimentos/custos que a empresa tem com ele. Para nós, faz todo sentido dar a opção de escolha para que o trabalhador decida se quer que o governo continue recebendo todo esse dinheiro, dando muito pouco em troca, ou se ele mesmo quer administrar e dispor desses benefícios diretamente. Diminuindo assim a burocracia para ter acesso ao seu direito e tbém recebendo um retorno muito superior ao que tem hoje.

Comentário – Foi um enorme prazer participar do PQC dessa comunidade. Vamos marcar outro até o fim do ano. Bom dia, meu nome é Marcos A. Machado, sou Secretário de Finanças do NOVO. Tivemos nosso registro concedido pelo TSE no dia 15 do mês passado. Desde então mais de 4 mil pessoas já se filiaram. Me Perguntem Qualquer Coisa. Abs

Fonte: reddit.com

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s