PQC (Pergunte Qualquer Coisa / AMA – Ask Me Anything) com Marcos Alcântara – Secretário de Finanças do Partido Novo, no Reddit – Parte 1


Partido NOVO no Reddit

Partido NOVO no Reddit

No esforço contínuo de reunir todas as informações pertinentes ao Partido NOVO, publicamos a primeira parte da série de “perguntas e respostas”, realizada no site Reddit, com Marcos Alcântara Machado, Secretário de Finanças do Partido Novo.

P- rubensheik Timon, MA / Para que mais um partido político? Será que já não bastam as dezenas que o Brasil possui? A não ser que vocês pensem que há ingênuos aqui que acreditem que o partido NOVO realmente trará para o Brasil um administração honesta e fará a diferença, que o verdadeiro objetivo não é lucrar em cima da máquina pública e do povo que tanto sofre.

De fato. Acreditamos o Brasil tem partido demais. Há uma quantidade elevada de partidos porque há privilégios, como o fundo partidário, mas a grande maioria da população não se sente representada por nenhum deles. Há uma grande insatisfação com a quantidade de impostos pagos e a qualidade dos serviços públicos, resultado de um Estado que acaba atuando em várias áreas e não faz direito o que deveria fazer nas áreas essenciais para melhorar a qualidade de vida do cidadão, como saúde, educação e segurança. E nenhum partido defende a redução do escopo de atuação do Estado como o NOVO. Só teremos mudanças profundas no Brasil através da política. Para isso é preciso participar. E para participar tem que ser através de um partido. Mas reitero que somos contra esse modelo. Deveria ser possível lançar candidaturas avulsas. Com o fim do fundo partidário e tempo de TV não haveria esses incentivos. Daqui a pouco teremos 50-70 partidos.

P-Chrono1984 Curitiba, PR / Qual o perfil sócio-econômico dos filiados?

Não fizemos essa pesquisa. Não fazemos distinção por classe. Todos são bem-vindos.

P-Discopath Campinas, SP / E quem não pode dispor de R$ 315,00 por ano para se filiar?

Pode ser voluntário e nos ajudar de diversas formas divulgando o NOVO.

P-Wesdy / O que vocês acham de práticas abusivas de mercado e direitos do consumidor, como direito à informação e a proteção de propagandas enganosas?

Direito do consumidor deve existir para isso. Não por exemplo para proibir publicidade infantil. Um erro ao nosso ver. Não vamos ter crianças menos consumistas, mas sim menos críticas. Lidar com frustração faz parte do amadurecimento emocional.

P-mark1nhu Rio de Janeiro, RJ / Qual a posição do partido em relação ao modelo carcerário ideal? Estatal ou privado? Se privado, não acreditam existir conflito de interesses para a empresa carcerária, que lucra mais ao não recuperar os presidiários e devolvê-los piores para a sociedade, com a expectativa que volte a ser preso? Se não acreditam na existência desse conflito de interesse, pergunto: Por que? Pode citar exemplos que eliminem ou combatam essa possibilidade?

Gestão privada com alguma organização de direitos humanos fiscalizando serviço (instalações, comida, violência dos carcereiros, lotação) parece fazer sentido. Duvidamos que exista algum modelo que consiga devolver os presidiários ainda pior. Lucro não é pecado. Precisamos superar esse conceito tão arraigado no Brasil. Pecado é deixar os pressões nas atuais condições subumanas.

P- i_like_frootloops São Paulo, SP / Qual o posicionamento do partido em relação à políticas imigratórias, como a dos haitianos e bolivianos? O partido acredita em regulamentação para os bolivianos que hoje vivem em condições de trabalho que são análogas à escravidão? Como o partido se coloca em relação à questão dos refugiados?      

Experiência mostra que imigração é muito positiva para um país. Sobre condições, gostamos dessa entrevista: http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/economia/parem-de-dizer-que-somos-escravos-pede-lider-dos-bolivianos-em-sao-paulo/

P- i_like_frootloops São Paulo, SP / Óquei, o embasamento teórico do partido é Narloch. Sério que você quer discutir a questão da imigração com um artigo da Veja, de um escritor conhecido por suas limitações? Mas, ainda assim agradeço uma das únicas respostas diretas dadas.

Não estamos defendendo posições da Veja ou do L Narloch. Estamos dando voz ao Líder dos Bolivianos. Acho que ele está mais capacitado a dizer o que sente e sofre e decidir o que é melhor.

P- Chrono1984 Curitiba, PR / Como definem as pautas merecedoras de posição oficial e as que não merecem? Não é incoerente uma defesa seletiva do que se entende por liberdade quando eventualmente haverá filiados que desejam frustrar o exercício de liberdade não econômica de parcelas da população?

Concordo. Por isso do convite a participação e a possibilidade de se candidatar com essas bandeiras.

P- É possível um Partido Novo com políticos “velhos”? Como evitar a divergência ideológica num país tão extenso? Tomo como exemplo a declaração presidente do diretório provisório do PSOL em Cruzeiro do Sul-AC que disse que eles se negariam a filiar pessoas homossexuais, atitude totalmente oposta àquela pregada pelo partido.

Olá, o partido foi fundado sem nenhum político. E não buscamos nenhum para entrar na janela que se abriu nesses dias. “Como evitar divergência? “Sua pergunta é muito boa. Precisamos atuar nos casos de violação dos nossos ideais. O Partido tem, para melhor governança, a separação entre o corpo de administração e o corpo político (por ora inexistente). Assim é bem mais fácil expulsar políticos como no caso citado.

P- Discopath Campinas, SP/ Mas se o ideal do partido gira em volta da liberdade econômica, como se justifica expulsar alguém por declarações outrofóbicas, por exemplo?

Isso atenta a liberdade individual. Ser contra uma coisa não significa ser a favor de outra.

P- Montgomery-Cavendish / Eu tenho duas perguntas:

1- O Partido NOVO é um partido que preza pela defesa e busca da liberdade econômica e da liberdade individual. Uma das minhas preocupações, entretanto, é ver uma aparente relação de figuras do Movimento Brasil Livre com o partido. Um partido que preza pela Liberdade não deveria se deixar ser associado a figuras autoritárias e de moral questionável como Marcos Feliciano, Jair Bolsonaro e Eduardo Cunha, como o MBL fez. Qual é a verdadeira postura do partido com relação a proteção dos direitos das minorias e como protegê-las das arbitrariedades da maioria? 2 – Um dos problemas atuais do Brasil é o leque absurdo de atividades do Estado, o que gera problemas diversos como desperdício de dinheiro e corrupção. A questão é sensível pois privatizações não são medidas populares. Como mudar o sentimento público a esse respeito?

1) Defendemos a menor minoria que existe, o indivíduo. Por tanto, é fundamental preservar sua vida, integridade física, propriedade e liberdade de expressão. 2) Faremos um programa de DEVOLUÇAO. Vamos devolver as estatais para seus verdadeiros donos, os brasileiros. Vamos pegar o numero de ações em poder da União e devolver para as pessoas físicas (CPF), Depois, cada um faz o que bem entender com suas ações. Eu aconselho a segurar por um tempo. Governança vai melhorar….

P- protestor Natal, RN / Devolver a TODOS os brasileiros? Como ficaria a logística dessa coisa?

Abre-se um conta custodia em algum banco e receba suas ações. Da mesma forma que recebe sua aposentadoria, pensão, bolsa-familia.

P- Montgomery-Cavendish / Eu reconheço que a proteção do indivíduo deve vir primeiro, mas eu creio que está presumido que todos nascem com condições iguais de crescer na vida, o que não acontece. Como o Partido NOVO planeja tratar essas distorções? Edit: eu 100% apoio a política econômica do NOVO, mas as questões de justiça social são muito importantes para garantir que o liberalismo econômico funcione bem.

O que melhor define a oportunidade de uma pessoa é seu grau de escolaridade. Faça o corte entre religiões, gêneros, raças, regiões e sempre o grupo com mais escolaridade está melhor que o com menos. Portanto, é fundamental o estímulo ao conhecimento e boa educação. Nada do que temos hoje. É preciso capacitar os professores, premiar os melhores, afastar os piores, e trazer os pais para eleger o Diretor da Escola (peça crucial) sem interferência politico-sindical. Todos pela Educação.

P- protestor Natal, RN/ O partido Novo é a favor da existência de educação pública e gratuita em todos os níveis, como existe no Brasil hoje? Haveria algum esforço para reduzir o orçamento de escolas públicas? Ou aumentar?

Sim para ensino básico e fundamental. Ensino superior deve ser pago por quem pode. Disparidade entre o que é gasto no nível básico e superior é gritante. É o Estado subsidiando universidade para os mais ricos.

P- bownettea Porto Alegre, RS/ Qual a expectativa de conquista de cadeiras para 2016? p.s.: Nas últimas eleições na falta de candidato eu votava no PV, espero agora mudar para o NOVO.

Expectativa zero. O NOVO é um projeto de longo prazo. Vários políticos velhos já nos ofereceram garantias de eleição para câmara de vereadores Brasil a fora. Queremos lanças nossos filiados. Lei antiga previa que eles deveriam estar filiados até amanha (03/12). Essa semana mudou e pode concorrer quem é filiado até março.

P- protestor Natal, RN / Vários políticos velhos já nos ofereceram garantias de eleição para câmara de vereadores Brasil a fora. Para deixar claro: vocês recusaram?

Sim recusamos.

P- xicaooo /Apoio o Novo, até utilizo na minha foto do perfil no facebook. Mas tenho uma dúvida, acredito em quase tudo que o Novo prega, mas não tudo. Poderia eu me filiar mesmo assim? Sou contra a terceirização em alguns setores e cargos e o NOVO é a favor.

Não devemos ter nenhum filiado que concorde 100% com as idéias do NOVO.

P- Economistabrasileiro / Cheguei tarde para o papo e não sei se você vai ler essa pergunta mas de qualquer forma: Qual é a política do partido em relação a falhas no mercado como por exemplo externalidades negativas?

Ótima pergunta, falhas de mercado existem, no entanto, não é a regra. Pelo contrário, mercado funciona. Devemos fazer a pergunta reversa: o que o governo faz melhor que as pessoas? Ônus da prova tem que vir daí. É muito importante criar incentivos, por ex crédito de carbono, ou desincentivos, por ex. multas para poluição acima de determinado nível, para que os agentes se comportem de forma a minimizar as ext negativas. Somente criar regulamentações não funciona. Lembre-se, a mera invenção do pen drive salvou milhões e milhões de árvores.

(Continua…)

6 comentários sobre “PQC (Pergunte Qualquer Coisa / AMA – Ask Me Anything) com Marcos Alcântara – Secretário de Finanças do Partido Novo, no Reddit – Parte 1

  1. Pingback: PQC (Pergunte Qualquer Coisa / AMA – Ask Me Anything) com Marcos Alcântara – Secretário de Finanças do Partido Novo, no Reddit – Parte 2 | 30 Diários

  2. Pingback: PQC (Pergunte Qualquer Coisa / AMA – Ask Me Anything) com Marcos Alcântara – Secretário de Finanças do Partido Novo, no Reddit – Parte 3 | 30 Diários

  3. Pingback: PQC (Pergunte Qualquer Coisa / AMA – Ask Me Anything) com Marcos Alcântara – Secretário de Finanças do Partido Novo, no Reddit – Parte 4 | 30 Diários

  4. Pingback: O Partido NOVO pode repetir o Efeito Obama | 30 Diários

  5. Gostaria de saber até que ponto o NOVO defende a “liberdade individual”. Qual a posição do Novo em relação a temas sociais sensíveis como “casamento entre pessoas do mesmo sexo”, aborto, prostituição e drogas.. Espero ver essas posições esclarecidas para poder me definir se filio. Não quero conviver num partido onde haja pessoas que referendam ideias anti-liberais como as de Bolsonaro e cia. Para mim, isso não é NOVO, mas arcaico e medieval. Creio que não existe progresso de uma sociedade sem os 3 pilares: Liberdade econômica, liberdade individual e liberdade política.

    Curtir

    • Olá Antônio. O principio que une os simpatizantes e apoiadores do NOVO é o liberalismo econômico.
      Isto significa que abrigamos liberais conservadores e liberais liberais.
      Todos juntos apoiando o objetivo inicial do NOVO que é tornar o país viável economicamente. Depois, dentre as opções de candidatos do partido, você pode escolher uma opção mais liberal ou mais conservadora. Os extremos (tanto liberais como conservadores) já estão bem representados em outras siglas, como PSOL e PSC.

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s